
Na última terça-feira (30), a Deputada Estadual Laura Serrano (NOVO) esteve em reunião na Cidade Administrativa de Minas Gerais junto ao Secretário-Geral do Estado, Mateus Simões, e a Secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna. O encontro serviu para discutir sobre a proposta de bonificação aos professores de Minas, com base nos indicadores de desempenho de aprendizagem dos alunos.
A iniciativa já tinha sido protocolada pela parlamentar na última quinta-feira 25/11, na Comissão de Educação da Assembleia de Minas Gerais, com pedido de providências para que fosse encaminhado à Secretaria de Estado de Educação (SEE) análise para implantação da remuneração variável para os professores, com base em indicadores de avaliações externas do desempenho da aprendizagem dos alunos. Porém, o requerimento foi rejeitado pelos demais membros da comissão.
“Quem me acompanha sabe o quanto eu acredito na importância da educação e no papel do professor na formação e futuro das nossas crianças e jovens”, relata Laura Serrano. A parlamentar explica que sua iniciativa visa oportunizar aos profissionais da educação mais um reconhecimento por todo o trabalho desempenhado em prol da melhoria contínua da aprendizagem dos alunos mineiros e seria como um plus ao salário.
“Tenho atuado na discussão e construção de uma proposta de bonificação para os professores considerando, por exemplo, os resultados das avaliações externas que medem a aprendizagem dos alunos em português e matemática”, explica Laura, que ainda enfatiza: “É importante salientar que a modelagem está em elaboração, envolvendo diferentes e complexos estudos para a incorporação de critérios como a vulnerabilidade social, além da análise de diferentes iniciativas brasileiras, como propostas dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, de forma a gerar uma premiação justa pelo desempenho e que contribua para a evolução do aprendizado dos alunos de todas as escolas mineiras”, finaliza.