Foto: Sarah Torres/ALMG
Foto: Sarah Torres/ALMG
A assinatura de um convênio vai viabilizar a implantação de um novo ambulatório-escola para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina. A garantia foi dada pelo reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, em reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada nesta segunda-feira (13/12/21).

De acordo com o reitor, será firmada uma parceria entre a universidade, a prefeitura e a Santa Casa de Caridade de Diamantina. O novo ambulatório está previsto para funcionar no segundo andar do prédio 2 do campus 1 da UFVJM. As obras, estimadas em R$ 300 mil, serão executadas pela prefeitura e pela Santa Casa. Ainda não é possível precisar quando o convênio será assinado nem quando o ambulatório será concluído.

A deputada Laura Serrano (Novo) participou da audiência e disse ser testemunha do empenho do reitor para viabilizar o novo ambulatório-escola. “Tenho presenciado o seu esforço na busca de recursos para a UFVJM”, disse. Ela defendeu a importância da estrutura de atendimento para a formação dos estudantes de Medicina. “Estamos falando de médicos que vão fazer a diferença na vida das pessoas. É fundamental que sua formação seja da melhor maneira possível”, afirmou.

Entenda a história

Os atendimentos no ambulatório-escola foram suspensos em maio de 2020, quando o espaço, que funcionava em um prédio da Santa Casa, foi transformado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. Desde então, somente os alunos dos últimos dois anos da Faculdade de Medicina puderam continuar com as atividades práticas do curso.

Com a retomada das atividades presenciais, os demais estudantes reclamam da impossibilidade de prosseguir com o aprendizado ambulatorial. Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Henrique César Lopes Neves, a população também é prejudicada pela paralisação dos atendimentos.

Somente no segundo semestre letivo de 2019, mais de 1 mil consultas foram realizadas nas especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia, infectologia, reumatologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria e oftalmologia. O ambulatório-escola atendia pacientes de 31 municípios da região de Diamantina.

(Com informações da ALMG)

Cadastre-se para receber em primeira mão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabinete Laura Serrano

Fone: (31) 2108-5120- (31) 9 9453-6022
dep.laura.serrano@almg.gov.br 

Assessoria: (31) 99367 – 4105 / (31) 99498-5192 

Rua Rodrigues Caldas nº 30, Conj. 228. 2º andar –
Santo Agostinho. CEP: 30190-921. Belo Horizonte-MG

Open chat
Olá!
Se deseja receber informações sobre nosso mandato, envie-nos seu nome e a cidade de onde está falando.