
A assinatura de um convênio vai viabilizar a implantação de um novo ambulatório-escola para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina. A garantia foi dada pelo reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, em reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada nesta segunda-feira (13/12/21).
De acordo com o reitor, será firmada uma parceria entre a universidade, a prefeitura e a Santa Casa de Caridade de Diamantina. O novo ambulatório está previsto para funcionar no segundo andar do prédio 2 do campus 1 da UFVJM. As obras, estimadas em R$ 300 mil, serão executadas pela prefeitura e pela Santa Casa. Ainda não é possível precisar quando o convênio será assinado nem quando o ambulatório será concluído.
A deputada Laura Serrano (Novo) participou da audiência e disse ser testemunha do empenho do reitor para viabilizar o novo ambulatório-escola. “Tenho presenciado o seu esforço na busca de recursos para a UFVJM”, disse. Ela defendeu a importância da estrutura de atendimento para a formação dos estudantes de Medicina. “Estamos falando de médicos que vão fazer a diferença na vida das pessoas. É fundamental que sua formação seja da melhor maneira possível”, afirmou.
Entenda a história
Os atendimentos no ambulatório-escola foram suspensos em maio de 2020, quando o espaço, que funcionava em um prédio da Santa Casa, foi transformado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. Desde então, somente os alunos dos últimos dois anos da Faculdade de Medicina puderam continuar com as atividades práticas do curso.
Com a retomada das atividades presenciais, os demais estudantes reclamam da impossibilidade de prosseguir com o aprendizado ambulatorial. Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Henrique César Lopes Neves, a população também é prejudicada pela paralisação dos atendimentos.
Somente no segundo semestre letivo de 2019, mais de 1 mil consultas foram realizadas nas especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia, infectologia, reumatologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria e oftalmologia. O ambulatório-escola atendia pacientes de 31 municípios da região de Diamantina.
(Com informações da ALMG)