foto divulgação

Estão abertas as inscrições para o Programa Corrida do Saber – edição 2022, que poderão ser realizadas até o dia 30 de novembro. A iniciativa da Deputada Estadual Laura Serrano (NOVO) visa destinar os recursos de emenda parlamentar individual para escolas que se destacam na melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos. 

Desde a primeira edição – em 2020 – o projeto já contou com 770 inscrições, somadas as duas últimas edições; com a participação de 232 municípios e a destinação de mais de 6 milhões de reais. Os recursos oriundos dos impostos pagos pelos cidadãos são revertidos em melhorias na infraestrutura das escolas por meio da aquisição de mobiliários, equipamentos e execução de obras.

A Corrida do Saber tem como objetivo principal promover a melhoria contínua no desempenho da aprendizagem dos alunos mineiros e, portanto, seleciona, por meio de critérios técnicos e auditáveis, escolas públicas estaduais e municipais que atendam os anos iniciais do Ensino Fundamental e que apresentem as melhores evoluções dos índices de desempenho de aprendizagem em português e matemática e também o primeiro valor absoluto, por meio de um edital lançado anualmente pelo mandato.


“As escolas são definidas de acordo com critérios de avaliação do desempenho da aprendizagem dos alunos. Premiamos as escolas com mais destaque”, explica Laura Serrano, que ainda salienta: “Esses são recursos do orçamento público, isto é, dos pagadores de impostos, e devem ser aplicados de forma a maximizar os resultados para a população. Queremos, com a iniciativa, gerar resultados efetivos para a população. Em um estado enxuto é possível priorizarmos a educação, a saúde e a segurança com maior efetividade”. 

A parlamentar ainda explica: “A Corrida do Saber é eficiente porque não só gera resultados para os alunos das escolas vencedoras, mas também para os estudantes de todas as escolas que participam e que, através das boas práticas compartilhadas, não poupam esforços para melhorar o desempenho da aprendizagem de seus alunos. É um ciclo virtuoso em prol da melhoria da educação em toda Minas Gerais!”, finaliza Laura.

Para ser premiada na Corrida do Saber é levado em conta a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb – dos anos iniciais do ensino fundamental de 2019 – último resultado apurado. A partir da análise de evolução no índice, serão definidas as escolas contempladas com a premiação, ou seja, as instituições que mais avançaram na educação das crianças mineiras. 

“A partir da análise da evolução do Ideb, definimos as escolas a serem premiadas”, esclarece Laura Serrano, que finaliza: “ A escolha da educação e o recorte nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) é de grande relevância por contemplar as crianças, já que o bom aproveitamento delas nessa fase é decisivo para o desenvolvimento e aprimoramento de competências possibilitem protagonismo em suas vidas e estejam consequentemente mais bem preparadas para enfrentar os desafios do mundo atual e o mercado de trabalho.”


Participe do Programa Corrida do Saber. Inscreva sua escola!

 
O edital e a inscrições estão disponíveis em: www.lauraserrano.com.br/corridadosaber. As inscrições vão até o dia 30 de novembro e podem ser feitas por diretores ou pelos demais membros da comunidade escolar – alunos, responsáveis pelos alunos, ex-alunos, dentre outros.

Cadastre-se para receber em primeira mão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabinete Laura Serrano

Fone: (31) 2108-5120- (31) 9 9453-6022
dep.laura.serrano@almg.gov.br 

Assessoria: (31) 99367 – 4105 / (31) 99498-5192 

Rua Rodrigues Caldas nº 30, Conj. 228. 2º andar –
Santo Agostinho. CEP: 30190-921. Belo Horizonte-MG