WhatsApp Image 2022-04-04 at 14.42.30

A Deputada Estadual Laura Serrano é parceira da educação em Minas – área essencial que é paga com o dinheiro dos cidadãos pagadores de impostos. A educação é  prioritária nos compromissos da parlamentar, que adota ações estratégicas como programas, proposições legislativas e interlocuções junto ao Governo Zema.

Dentre algumas das ações focadas neste seu compromisso, a parlamentar idealizou e lançou o Programa Corrida Do Saber, iniciativa inovadora, que é um novo modelo para destinação de emendas parlamentares baseado em critérios técnicos de desempenho da aprendizagem dos alunos. Estruturou e coordena a  Frente Parlamentar em Defesa Dos Direitos da Criança e do Adolescente e ainda empreende esforços para promover a segurança nas escolas, incluindo autoria de projeto de lei.

Preocupada com o fechamento das escolas por mais tempo que o necessário, durante o período mais brando da pandemia – e enquanto a maioria das atividades retornavam, menos as atividades em sala de aula -, Laura criou a Frente Parlamentar pela Reabertura Segura das Escolas e mobilizou os(as) parlamentares da ALMG e lideranças de todos os cantos de Minas.

No pacote de iniciativas inovadoras pensadas para a educação, estão ainda  o Programa de Bonificação para professores com base em avaliações e indicadores de aprendizagem dos alunos; a criação de proposições de  Vouchers na Educação, os quais instituem “vales” ou bolsas de ensino para crianças e adolescentes em escolas particulares. Laura lançou também, em parceria com a deputada Celise Laviola, o “Fala, Secretária!”, iniciativa para facilitar o diálogo entre a comunidade escolar e o Poder Executivo estadual, além de ser autora do projeto que institui o selo Empresa Amiga da Primeira Infância no Estado.

Sobre a educação em Minas, Laura nos diz:

“Defendo a educação como sendo a principal área propulsora de mudanças estruturais na sociedade. A igualdade de oportunidades só é possível quando todos têm acesso à educação de qualidade e conseguem desenvolver as habilidades intelectuais e sociocomportamentais em sua completude. Para que essa transformação aconteça, considero 5 ações como imprescindíveis.

Começo com as parcerias inovadoras em educação que possibilitam que o Ensino Público apresente soluções compartilhadas com o Ensino Privado. Estas viabilizam a redução do déficit educacional e da disparidade de qualidade entre escolas públicas e particulares. Entre as parcerias propostas estão a política de vouchers e “escolas charter”. Um piloto do modelo charter já está em execução pelo Governo de Minas na forma do Projeto Somar, que consiste em estabelecer parcerias para direcionar a gestão de escolas públicas para entidades privadas, com foco na melhoria da qualidade do ensino.

A capacitação dos gestores escolares e professores é fundamental. No caso da cidade cearense Sobral, por exemplo, um conjunto de ações de reestruturação com base no fortalecimento da gestão escolar resultaram em uma relevante evolução no Ideb. Sobral subiu da 1366º posição para o 1º lugar nacional no Ideb nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Outra política pública essencial é a bonificação variável dos professores baseada no desempenho de aprendizagem dos alunos. Acredito na meritocracia como excelente forma de investir na melhoria contínua do trabalho entregue pelos professores. Apresentei essa ideia para o Governador Zema e a Secretária Júlia Sant’Anna e estamos em constante diálogo para que essa ação seja implementada o quanto antes. 

A respeito do Novo Ensino Médio, destaco o itinerário formativo técnico-profissional por permitir a atuação de professores com notório saber no ensino técnico e profissional dos estudantes, os quais devem ser reconhecidos pelas redes de ensino público ou privado para ministrar aulas e projetos de áreas afins à sua formação ou à sua experiência profissional.

E para concluir as ações top 5, destaco o investimento na infraestrutura escolar como fundamental para que os alunos tenham acesso a um espaço digno para as atividades. Assim, é possível focar no que realmente importa: a aprendizagem das crianças e jovens. O Governo Zema destinou cerca de R$462 milhões para reformar mais de 1500 escolas e adquirir mobiliários e equipamentos novos. O programa responde pelo maior montante feito por uma gestão do Estado em infraestrutura de escolas.” afirma.

Laura conclui dizendo: “Se todos os gestores públicos direcionassem os seus esforços para essas cinco ações, o Brasil certamente teria números melhores na educação, não acham?”  

Cadastre-se para receber em primeira mão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabinete Laura Serrano

Fone:
(31) 2108-5120 | (31) 9 9453-6022
dep.laura.serrano@almg.gov.br 

Assessoria:
(31) 99367-4105 | (31) 99498-5192 

Rua Rodrigues Caldas nº 30, Conj. 228. 2º andar – Santo Agostinho. CEP: 30190-921. Belo Horizonte-MG

Laura Serrano 2022 - Todos os direitos reservados

Open chat
Olá! Quer conversar comigo e com minha equipe? Clique abaixo. Vai ser ótimo conversarmos sobre melhorias para os mineiros!