Laura Serrano mostra que é possível indicar emendas ao orçamento por meio de critérios técnicos

template-banner-noticia-site

O programa Corrida do Saber foi concebido pela Deputada Estadual Laura Serrano antes mesmo de sua eleição (2018). A iniciativa visa destinar, por meio de critérios técnicos e auditáveis, as emendas ao orçamento mineiro. Recursos oriundos dos impostos pagos pelos cidadãos, que, assim, são revertidos em melhorias na infraestrutura das escolas, especificamente para a aquisição de mobiliários, equipamentos e execução de obras.

A Corrida do Saber tem como objetivo principal promover a melhoria contínua no desempenho da aprendizagem dos alunos mineiros e, portanto, seleciona, por meio de critérios técnicos e auditáveis, escolas públicas estaduais e municipais que atendam aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para ser premiada, a instituição deve apresentar as melhores evoluções dos índices de desempenho de aprendizagem em português e matemática baseadas na meta do IDEB ou, também, o primeiro valor absoluto e ficar atenta aos critérios do edital lançado anualmente pelo mandato da parlamentar. Assim, é possível criar um cenário de concorrência justo no qual fatores como vulnerabilidade da escola são considerados. Prevalece a meritocracia dos bons resultados alcançados pelos servidores da educação.

A premiação teve início em 2020 e está em sua terceira edição com resultados bastante positivos: ao longo das três edições, foram recebidas mais de 1.050 inscrições; 99 escolas foram premiadas com indicações para obras e aquisição de mobiliários e equipamentos escolares; e investidos aproximadamente R$11,4 milhões na educação básica.

Laura Serrano explica que a Corrida do Saber tem como principal característica incentivar e promover a melhoria da aprendizagem dos alunos mineiros. “Nós mostramos com este projeto que é possível destinar recursos públicos de maneira técnica, sem conhecer o prefeito, o diretor da instituição e sem a típica troca de favores, que infelizmente é tão presente na velha política”, salienta a deputada.

“Buscamos fazer a indicação dos recursos, dinheiro dos pagadores de impostos, de maneira a maximizar os resultados para a população”, enfatiza Laura, que finaliza: “Queremos, com a iniciativa, gerar resultados efetivos para a população. Em um estado enxuto é possível priorizarmos a educação, a saúde e a segurança com maior efetividade”.

Na Corrida do Saber as escolas são premiadas em duas modalidades: maior nota absoluta na avaliação e melhores evoluções em relação à meta da própria escola. Tudo isso, levando em conta a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb – dos anos iniciais do ensino fundamental. Nesta última edição foi apurado o resultado de 2019 – último índice levantado devido à pandemia do coronavírus. A partir da análise de evolução no índice, foram definidas as escolas contempladas com a premiação, ou seja, as instituições que mais avançaram na educação das crianças mineiras.

O sucesso dessas escolas está na aprendizagem

As escolas vencedoras já foram comunicadas pelo mandato da deputada Laura Serrano e todo o processo pode ser conferido por elas, por todas as demais, que se inscreveram e principalmente por todos os mineiros – os pagadores de impostos, donos legítimos do recurso empregado de maneira técnica e auditável. Modelo que pode e deve ser implementado em outras áreas e estados e que mostra que fazer política de modo diferente é possível.

Entre as escolas destaques estão a Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, localizada em Ipatinga, vencedora na categoria Melhor Escola, com nota do Ideb de 8,3 e, também, a Escola Estadual Mestra Celina, situada em Turmalina, vencedora na modalidade Melhores Evoluções, apresentando evolução de 43,6% no Ideb em relação à sua meta prevista. Quer acompanhar sobre o Programa Corrida do Saber e conferir as escolas vencedoras? Acesse o site da deputada Laura Serrano https://lauraserrano.com.br/corridadosaber/ e saiba mais!

Cadastre-se para receber em primeira mão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gabinete Laura Serrano

Fone: (31) 2108-5120- (31) 9 9453-6022
dep.laura.serrano@almg.gov.br 

Assessoria: (31) 99367 – 4105 / (31) 99498-5192 

Rua Rodrigues Caldas nº 30, Conj. 228. 2º andar –
Santo Agostinho. CEP: 30190-921. Belo Horizonte-MG

Open chat
Olá!
Se deseja receber informações sobre nosso mandato, envie-nos seu nome e a cidade de onde está falando.